segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sobre o Equilibrio

Impactos da Mente sobre o Corpo:



A sabedoria popular diz-nos que "quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga", mas nós - HUMANIDADE - ainda estamos bem longe de conseguir controlar e disciplinar a mente ao ponto de conseguirmos criar - em tempo real e a cada instante - uma realidade sadia e harmoniosa. A tomada de consciência é o primeiro passo neste longo e árduo caminho:

"Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar a nossa biologia pelo que pensamos e sentimos!"

As nossas células estão constantemente a observar os nossos pensamentos e a ser modificadas por eles.
Um surto de depressão pode arrasar o sistema imunológico; apaixonar-se, pelo contrário, pode fortificá-lo tremendamente.
A alegria e a realização mantém-nos saudáveis e prolongam a vida.
A recordação de uma situação stressante, que não passa de um fio de pensamento, liberta o mesmo fluxo de hormonas destrutivas que o stress.
As células estão constantemente a processar as experiências e a metaboliza-las de acordo com nossos pontos de vista pessoais.
Não se pode simplesmente captar dados brutos e carimbá-los com um julgamento. Transformamo-nos na interpretação quando a interiorizamos.

Quem está deprimido por causa da perda de um emprego - por exemplo - projecta tristeza por toda parte no corpo: a produção de neuro-transmissores por parte do cérebro reduz-se, o nível de hormonas baixa, o ciclo de sono é interrompido, os receptores neuro-peptídicos na superfície externa das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e até as lágrimas contêm traços químicos diferentes das lágrimas de alegria.

Todo este perfil bioquímico será drasticamente alterado quando a pessoa encontrar uma nova posição. Isto reforça a grande necessidade de usarmos a nossa consciência para criar os corpos que realmente desejamos.

A ansiedade por causa de um exame acaba por passar; assim como a depressão por causa de um emprego perdido. O processo de envelhecimento, contudo, tem que ser combatido a cada dia.

Shakespeare não estava a ser metafórico quando disse:
" Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos."

Quer saber como está o seu corpo hoje?
Lembre-se dos seus pensamentos de ontem.
Quer saber como estará o seu corpo amanhã?
Olhe para os seus pensamentos de hoje!

"Ou você abre o seu coração,
Ou algum cardiologista o fará por si!"


DEEPAK CHOPRA

2 comentários:

Anónimo disse...

vim ver a minha E.T. favorita :))
e levanto-m para aplaudir este fabuloso texto, que além de me fazer rir está cheio de verdades!
Só Tu!

entretanto vou abrir o meu coração, não quero nenhum cardiologista perto de mim ...

beijos e saudades tuas. mas a vida é assim ando sempre a correr :))

alien aboard disse...

é sim a vida é demasiado a correr, tão a correr ke às vezes eskecemos de a saborear nos seus pekenos deliciosos detalhes, akeles k fazem a vida valer a pena...n pode ser!! Bjokax bonekita d trapos :)